Flowers in Chania

Tenho certeza que você já acessou um site ou comprou algum produto pela internet e se sentiu inseguro. É perfeitamente normal afinal você expõe informações importantes como dados de cartão de crédito e outra informações pessoais em alguns casos.

O certificado SSL é uma tecnologia de segurança que é usada em comum para fazer a codificação dos dados que estão trafegando entre o seu computador e o Website que você está acessando.

O QUE É SSL?

SSL (Secure Sockets Layer)  é um protocolo de segurança que assegura que os dados que estão trafegando não sejam capturados ou mesmo alterados por algum criminoso online, tudo isso através de criptografia dos dados. Isso passa mais segurança para os usuários nas transações de compra, por exemplo, quando são informados dados pessoais e também informações de cartão de credito.

Se o site é seguro quando você o acessa verá um “Cadeadinho Verde” no canto esquerdo do seu navegador. Significa que todas as informações são criptografadas de ponta-a-ponta, tornado assim um site ou loja virtual seguros.

COMO O SSL FUNCIONA?

Caso você queira que seu site ou loja virtual seja seguro, é importante saber como funciona o certificado SSL. 

De forma resumida, vamos explicar como funciona.

O protocolo SSL funciona através da criptografia de dados, uma técnica antiga para codificar mensagens que vem sendo trabalhada de modo contínuo através de um processo que envolve chaves (uma pública e outra privada) para codificar e decodificar o significado dos dados.

Cada par de chaves tem um sistema de criptografia único, e a informação criptografada com a chave pública é acessível somente para quem tem a chave privada correspondente e vice-versa. Com isto é possível barrar a interceptação de dados que são trocados na web, ou seja, ataques de hackers e terroristas cibernéticos.

SSL + SEO

Publicamos várias matérias sobre SEO e Ranqueamento do Google. A coluna abordou, por exemplo, que foi anunciado em 2014 no blog oficial da  Google que o HTTPS seria incorporado como fator de ranqueamento. Ainda de acordo com a nota lançada será um benefício leve “ganhando um peso menor do que outros fatores, como a qualidade do conteúdo”, porém  com o passar do tempo e o posicionamento de outra organização em favor da ativação do SSL espera-se que a importância desse sinal possa ter aumentado.

Faça o teste, pesquise por algo no Google e confira se as primeiras colocações são de site seguro.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Site seguro com certificado SSL: você já deve ter uma noção do que é, como funciona e seu papel no SEO. Dito isso tenho certeza que você sabe o quão importante é o certificado SSL para o seu site ou loja virtual.

SERVIÇOS DE CERTIFICAÇÃO SSL – OCEAN WEB

Se você deseja deixar o seu site seguro com certificado SSL, podemos executar este serviço para sua empresa.

Responder