Flowers in Chania

Criada por Tim Berners-Lee usando um computador NeXT, a World Wide Web começou a existir em 1991, e há mais de 20 anos de sua criação, o primeiro site do mundo está armazenado pela W3C, que o conserva para que seja parte da história da internet.

A primeira página no primeiro servidor foi a http://info.cern.ch/, que existe até hoje como espécie de museu vivo da web. O link original, http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html, mostra como a internet não era bem um ambiente simples e acessível como é hoje.

No começo, não havia interface gráfica, apenas linhas de comandos que permitiam ao usuário ler e redigir textos na rede. Os conceitos de protocolos em HTML, que permitem hoje que sejam utilizados todos os recursos visuais que temos (incluindo o HTML5, que detém capacidade nativa de rodar vídeos em flash como os do YouTube) surgiram nesse momento.

Os visitantes da página web podiam aprender mais sobre o projeto, o hipertexto, detalhes técnicos para criar um site e uma explicação de como buscar informação na web (algo complicado já que não havia buscadores).

Em 1994, Berners-Lee fundou o World Wide Web Consortium (W3C) no MIT (Estados Unidos), para assegurar um padrão que permitisse que sites diferentes.

Hoje, a internet tem mais de 80 milhões de websites, de acordo com a própria página do seu criador. Pelos seus trabalhos no W3C (World Wide Web Consortium, que supervisiona o desenvolvimento da rede), Berners-Lee recebeu em 2004 o prêmio Millennium Technology Prize, que lhe rendeu 1,2 milhões de euros.

Fonte: E-Commerce News

Responder